Curiosidades sobre os líquidos



ÁGUA PURA

É quase sempre a melhor opção. Nem precisa ser de garrafa: a filtrada é segura.

ÁGUA COM GÁS

Hidrata tanto quanto a sem gás. Se for naturalmente gaseificada (com origem em fontes naturais), é uma boa pedida. Se gaseificada artificialmente, com adição de carbonato, pode atacar o esmalte dos dentes.

SUCOS

Hidratam bem e são ricos em vitaminas e fibras. Os melhores para matar a sede são os de frutas cítricas, de melancia e de melão. Evite os mais consistentes, como o de mamão, antes do exercício: podem pesar no estômago.

ÁGUA-DE-COCO

É o melhor hidratante. Como um soro natural, repõe vitaminas e minerais. Deve ser consumida com cuidado por hipertensos (é rica em sódio) e por quem está de dieta (um copo tem 80 calorias).

ISOTÔNICOS

Repõem minerais para quem pratica esporte por mais de uma hora (é comum perder, além de água, sódio e potássio). Mas são calóricos e, se consumidos em excesso, podem sobrecarregar os rins.

CHÁ GELADO

Hidratam ou desidratam, dependendo da planta, da quantidade e do consumo. O verde, por exemplo, hidrata. Mas em excesso pode desidratar, porque aumenta a saída de minerais e eletrólitos. Os enriquecidos com potássio são bons para tomar durante e depois dos exercícios físicos.

REFRIGERANTES

Um ou dois copos por dia não fazem mal. Mas não substituem a água. Alguns trazem cafeína, que, em excesso (mais de cinco copos por dia), contribui para a desidratação.

BEBIDAS ENERGÉTICAS

Não são bons hidratantes e podem até produzir o efeito contrário. Contêm taurina e cafeína, estimulantes que levam a uma perda maior de água pela transpiração e respiração.

CERVEJA

Mata a sede, mas não está bem colocada no ranking da hidratação, pelo efeito diurético.

5 comentários:

Anônimo disse...

A Agua nossa necessidade de vivemos,bem gelada, hummmmmmmm.

Socorro teixeira disse...

precisamos de agua na nossa hidrataçao do corpo tb da pele,uma pele suadavel é saude, vai uma dica lavar o rosto com agua de coco pela manha é otimo, nao vai lavar orosto depois beber agua naokkkkkk!

Felipe disse...

Todos sabemos que uma boa hidratação é essencial na prática de exercícios físicos – mas, nos perdemos um pouco diante da dúvida: “qual bebida ingerir durante a prática de exercícios físicos?”

O blog Comer, viver, exercitar contribui com a solução dessa dúvida apresentando opções claras e objetivas. Parabéns!

Como contribuição para o tema deixo uma dica de uma “Receita caseira, extraída do livro "The New York City Marathon Cookbook" de Nancy Clark, M.S.,”

“RECEITA CASEIRA DE ISOTÔNICO
Os principais ingredientes nos hidratantes comerciais incluem:
- de 5 a 7 por cento de açúcar diluído (cerca de 50 calorias por copo de 240 ml, correspondente a 12 gramas de carboidratos, ou uma colher de sopa de açucar)
- de 50 a 110 miligramas de sódio (uma pitada de sal - 1/16 de uma colher de chá), e ainda:
- de 24 a 45 miligramas de potássio (quantidade presente em duas colheres de sopa de suco de laranja ou de limão). Esta proporção de sódio e potássio tem a função de aumentar a taxa de absorção do líquido pelo seu organismo.
A seguinte receita, para fazer um copo de isotônico, se aproxima bastante das proporções acima. Experimente-a se você desejar um hidratante de baixo custo.
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 pitada de sal (1/16 de uma colher de chá)
- 2 colheres de sopa de suco de laranja ou de limão
- água gelada
1. Dissolva o açúcar e o sal num copo com um pouquinho de água quente
2. Acrescente o suco e a água gelada
3. Acabe com a sede!”

Acrescento a possibilidade de juntar no preparo dextrose para praticantes de musculação ou maltodextrina para exercícios aeróbicos de maior duração (acima de 20mim).

Felipe Costa.

Socorro Teixeira masoteco@bol.com.br disse...

Tá gostei, vou fazer, manda mas dica.

Anônimo disse...

Gostei muito,vou fazer tb

Postar um comentário