Yoga e alimentação: de bem com a vida!

A Yoga atua em todos os níveis: corporal, mental e emocional. Quando falamos em nível corporal, não estamos nos referindo apenas ao alongamento dos músculos. As técnicas de Yoga também massageiam os órgãos internos e as glândulas. Praticando Yoga você pode atingir uma excelente postura, melhorar seu sistema respiratório e circulatório e de quebra conquistar uma aparência melhor.
Dicas Rápidas:
1. Só ingira líquidos até meia hora antes ou meia hora depois de comer.
2. Prefira alimentos integrais e livres de agrotóxicos.
3. Prefira açúcar mascavo e/ou mel.
4. Procure evitar ao máximo a ingestão de carne vermelha.
5. Prefira carne de galinha de quintal e ovos caipira.
6. Evite ao máximo comer em ambientes “mal vibrados”.
7. Evite sempre que puder os “ante”, espessante, corante, acidulante, edulcorante, etc. Junto com os produtos chamados “diet”, provocam o câncer.
8. Opte sempre pelo natural, feito pela natureza, e evite comida industrializada.
Benefícios (Principalmente se associado com a prática de Yoga)
Melhora o trânsito intestinal e a constipação (prisão de ventre).
1. Aumenta o número de hemoglobinas do sangue.
2. Diminui tensão pré-menstrual.
3. Melhora problemas de cefaléia.
4. Diminui a irritabilidade, o nervosismo e a ansiedade.
5. Afina o sangue evitando problemas como trombose, varizes, arteriosclerose, etc. Limpa o sangue prevenindo artrite, artrose e gota nas articulações.


Apresentação do blog

As Saladas de frutas engordam. Será?!

Se você gosta de começar suas manhãs com uma deliciosa salada de frutas, aqui vai uma notícia que poderá surpreendê-lo (a). Em entrevista com uma especialista da área, soube que essa inofensiva escolha esconde um montão de calorias. Segundo a especialista , o problema não são as frutas e sim tudo o que é acrescentado a elas, como suco de laranja e muitas vezes açúcar. Por isso, a nutricionista sugere que você opte pela fruta in natura, em vez de uma porção pequena de diferentes frutos no potinho, como acontece na salada. É uma mistura de várias frutas que resulta num delicioso lanche. Podemos comer salada de fruta a qualquer hora, com cuidado, pois é um lanche prático e saboroso. Atenção a alguns cuidados.
Siga as dicas:
-Não devemos encher a salada de fruta de açúcar (Prefira adoçante. Se não gostar coloque pouco açúcar),
-Não colocar refrigerante na salada de fruta (prefira sucos e água),
-Cuidado na mistura das frutas, colocar muitas frutas deixa a salada de fruta pesada e dificulta a digestão.
O ideal é colocar de três a quatro frutas que você gosta. Exemplo:
1) banana, mamão, kiwi e suco de laranja,
2) maçã, uva, morango e suco de uva,
3) morango, melão, banana e suco de maçã.
4) banana, maçã, mamão e suco de laranja.
Com esses cuidados você vai poder comer salada de fruta a vontade, sem se preocupar com calorias e ficar com medo de ficar com a digestão lenta.
Só lembrando que o ideal é consumir três porções fracionadas de frutas ao longo do dia, começando logo pela manhã, para repor os nutrientes.

As mulheres devem fazer musculação? Não ficam 'masculinas' demais?

Uma das desculpas que muitas mulheres utilizam para não entrar em uma academia de ginástica para uma sessão de musculação é que elas não desejam ficar com o corpo musculoso, parecendo um homem. Se esse temor das mulheres fosse verdadeiro, os homens poderiam estar comemorando. Porque bastaria a eles algumas sessões de musculação para ficar com o corpo musculoso. A verdade, no entanto, é que é preciso muito treino, muita disciplina e uma alimentação rigorosa para poder se obter um corpo musculoso. Em outras palavras, mesmo que a mulher faça as mesmas séries que o homem, o corpo masculino tem mais facilidade para construir os músculos.
Siga as dicas:
O treino de força - dentre os quais a musculação se destaca - é fundamental para manter a saúde e deixar músculos e ossos em dia. Ele deve ser complementado com exercícios aeróbicos (como corrida, ciclismo, natação etc.) e com alongamentos. Se você é mulher e não entra na musculação para não ficar com  “corpo de homem”, pode deixar esse medo de lado e começar a contribuir para a sua própria saúde. E só lembrando que faz muito bem para a própria auto-estima . Valeuu!

Você é(e sera) o que você come!

Dos 100 milhões de células que formam nosso corpo, 50 milhões se renovam diariamente e cada uma delas exige suprimento constante para funcionar com perfeição. A alimentação é peça-chave nessa engrenagem. Se nutridas corretamente, as células mantêm o corpo a todo vapor. "No entanto ingerir em excesso açúcar, gordura e produtos ricos em corantes e conservantes leva ao acúmulo de toxinas, o que prejudica o organismo e causa doenças como diabetes e obesidade". Afirma a nutricionista  Lara  Natacci, de São Paulo. Por isso muio cuidado com você mesmo. Siga nossas dicas!

Estrias em homens? Qual a alimentação para combatê-las?

Sim, os homens estão propícios a desenvolverem estrias. Irreversíveis e terror das mulheres, as estrias, hoje, também atingem os homens. A má alimentação aliada ao famoso "efeito sanfona" de engordar e emagrecer, além do uso de corticóides por um tempo muito longo, também contribuem para o aparecimento das lesões. A musculação em exagero também é um fator determinante neste processo.

Veja os seguintes conselhos dietéticos para combater as estrias:
- Incorpore muitas fibras á alimentação, elas ajudam a eliminar as toxinas;
- Evite a carne vermelha o máximo que puder, e prefira sempre os cortes magros;
- Evite também o consumo de doces e guloseimas, as chamadas calorias vazias, já que engordam e dão energia mas não aportam nutrientes. Prefira frutas para a sobremesa;
- Beba ao menos 3 litros de água por dia para manter a hidratação da pele, com a falta de água, o primeiro órgão a se desidratar é a pele. Se consumir álcool, compense no dia seguinte com uma maior ingestão de água;
- Não permita que passem muitas horas sem você comer alguma coisa nem que seja mínima, o ideal é se alimentar de 3 em 3 horas.
Fora a dieta uma boa dica é fazer musculação, porque ajuda a baixar de peso, mas mantêm o volume em certas áreas mais afetadas pelas estrias.Os locais onde mais aparecem em mulheres são nádegas, abdome e mamas. Nos homens preferem costas, região lateral de coxas e região lombar.
As estrias dos ombros, costas e atrás dos joelhos surgem normalmente na adolescência devido ao crescimento repentino que provoca distensão mecânica. O mesmo mecanismo explica, nas grávidas, aquelas que aparecem no abdome (crescimento uterino) e nas mamas.






Sopa fria de batata yacon. Essa batata é ótima! Bom apetite...

Ingredientes
5 batatas yacon médias ( 1490g);
1 xícara  (chá) de suco de laranja ( 240g);
2 colheres (sopa) cebola ralada (24g);
2 colheres (sopa) hortelã picada (8g);
2 colheres (sopa) de azeite de oliva (20g);
sal a gosto.

Que se livrar do Diabetes e do Colesterol?


A batata Yacon, de nome científico Polymnia sonchifolia, da família Asteraceae , também chamada batata "diet" ou polínia, é uma planta herbácea, perene, originária dos Andes, sendo cultivada na Colômbia, Equador e Peru em altitudes de 900 a 2.750m, mas algus cultivos são feitos a mais de 3.400m. Por ser originária de grandes altitudes, a planta tolera baixas temperaturas e prefere solos aerados, soltos, areno-argilosos e com pH em torno de 6,0. O tubérculo tem sabor de pêra e melão, sendo bastante consumido no oriente na forma in natura e também na forma de chips. As folhas e as túberas são indicadas para o tratamento da diabetes e do colesterol.
A batata yacon está sendo considerada um alimento nutracêutico em decorrência dos estudos sobre a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, após consumo repetido da mesma. Esta batata, diferentemente da maioria dos tubérculos que armazenam amido, acumula inulina, uma forma de oligofrutano com alto poder adoçante e baixo poder calórico.
A inulina é um carbo-hidrato cuja cadeia é composta predominantemente por unidades de frutose (frutana), com uma unidade de glicose terminal. Ou seja, uma molécula de sacarose associada a n moléculas de frutose (A inulina e a oligofrutose apresentam valores calóricos reduzidos (1Kcal/g e 1,5 Kcal/g). Não são digestíveis porque as ligações entre as unidades de frutose não podem ser hidrolisadas pelas enzimas digestíveis humanas; após serem ingeridas chegam quase que integralmente no cólon. Lá, são fermentadas pela microflora e transformadas em gases (10%), ácidos graxos voláteis (50%) ou encontram-se (40%) na biomassa bacteriana excretada. Assim, a inulina não aumenta nem a glicemia nem a taxa de insulina no sangue, sendo, consequentemente, indicada para os diabéticos.
Hoje, a maioria dos países europeus consideram a inulina uma fibra alimentar. Essa fibra fibra solúvel é encontrada em muitas fontes na natureza e constitui a reserva energética de cerca de 36.000 vegetais (Alho, Banana, Cebola, Yacon , Chicória, Alcachofra, ...)

Atenção a esta postagem: IMPORTANTE!!

 

Vídeo Comer, viver, exercitar

Alimentação e próstata: Atenção homens!


Diagnósticos de câncer de próstata cresceram consideravelmente nas últimas décadas. Evidências científicas apontam que a alimentação pode influenciar o aparecimento e desenvolvimento desse tipo de câncer. Da mesma forma, segundo especialistas e sites sobre o assunto, a alimentação possui um papel crucial na prevenção desse tipo de câncer. Homens, fiquem atentos na alimentação!
Explicações estão sendo buscadas por vários cientistas para compreender os processos que envolvem alimentos específicos. Isso não impede que você coloque em prática para ajudar a prevenir.
Quais alimentos podem prevenir o câncer de próstata?

- Alho, cebola, cebolinha e chalota
Pesquisas sugerem que uma alimentação rica nestes alimentos pode contribuir para um menor risco de desenvolvimento desse tipo de câncer. Evidências apontam que é melhor ingeri-las cruas. O calor do fogo pode fazer com que percam algumas propriedades anticancerígenas.

- Tomate
 O pigmento vermelho, licopeno influencia de forma positiva nos tecidos da próstata. [Pesquisas de John Erdman – Universidade de Illinois]

- Brocólis
O composto sulforafano destaca-se na eficácia na prevenção do câncer se próstata. [Pesquisas de John Erdman]

Para potencializar os efeitos dos alimentos, eles podem ser usados juntos. Sozinhos também funcionam na prevenção do câncer de próstata. Inove! Misture esses alimentos, faça refogados, molhos de massas, sopas! Previna o câncer! Coma com freqüência! Mude sua alimentação.


Vai uma tigela de açaí ?


O açaizeiro pode ser utilizado não só na alimentação, mas também na produção de celulose, fabricação de ração animal, medicina caseira e corante natural. No entanto, o fruto e o palmito (substituto do palmiteiro) são o potencial econômico deste vegetal.
Na Amazônia, a forma mais tradicional de consumir o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Um peixe assado ou camarão podem acompanhar. Mas o suco grosso, na forma de creme acompanhado de frutas como a banana, com granola ou até mesmo batido com iogurte natural, são outras maneiras deliciosas de consumir este alimento.
A polpa do açaí é fonte de α-tocoferol (vitamina E), fibras, cálcio, magnésio e potássio. Destaca-se quanto ao teor de lipídios, fornecendo aproximadamente 65% das necessidades de um homem adulto. São ácidos graxos de boa qualidade, 60% monoinsaturados e 13% polinsaturados. Já o fornecimento de proteínas varia entre 25-65%. No entanto, é pobre em açúcares totais.
O açaí é fonte de antocianinas, pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides e responsáveis pela coloração do açaí e por seu poder antioxidante.
A pasteurização (procedimento para esterilização por aquecimento e resfriamento rápido do líquido) da polpa de açaí é imprescindível para a segurança do produto, visto que doenças por protozoários podem ser transmitidas devido à falta deste cuidado. Desta forma, a pasteurização do açaí antes da sua venda é necessária, visto que só o congelamento do produto não mata o protozoário. É preferível, portanto, não comprar a polpa de açaí se não souber se esta sofreu a pasteurização.
O açaí é uma gostosa mania nacional de grande importância na economia de nosso país. É altamente nutritivo, porém é calórico (devido ao alto teor de lipídios), devendo ser consumido em quantidades moderadas.

Curiosidades sobre os líquidos



ÁGUA PURA

É quase sempre a melhor opção. Nem precisa ser de garrafa: a filtrada é segura.

ÁGUA COM GÁS

Hidrata tanto quanto a sem gás. Se for naturalmente gaseificada (com origem em fontes naturais), é uma boa pedida. Se gaseificada artificialmente, com adição de carbonato, pode atacar o esmalte dos dentes.

SUCOS

Hidratam bem e são ricos em vitaminas e fibras. Os melhores para matar a sede são os de frutas cítricas, de melancia e de melão. Evite os mais consistentes, como o de mamão, antes do exercício: podem pesar no estômago.

ÁGUA-DE-COCO

É o melhor hidratante. Como um soro natural, repõe vitaminas e minerais. Deve ser consumida com cuidado por hipertensos (é rica em sódio) e por quem está de dieta (um copo tem 80 calorias).

ISOTÔNICOS

Repõem minerais para quem pratica esporte por mais de uma hora (é comum perder, além de água, sódio e potássio). Mas são calóricos e, se consumidos em excesso, podem sobrecarregar os rins.

CHÁ GELADO

Hidratam ou desidratam, dependendo da planta, da quantidade e do consumo. O verde, por exemplo, hidrata. Mas em excesso pode desidratar, porque aumenta a saída de minerais e eletrólitos. Os enriquecidos com potássio são bons para tomar durante e depois dos exercícios físicos.

REFRIGERANTES

Um ou dois copos por dia não fazem mal. Mas não substituem a água. Alguns trazem cafeína, que, em excesso (mais de cinco copos por dia), contribui para a desidratação.

BEBIDAS ENERGÉTICAS

Não são bons hidratantes e podem até produzir o efeito contrário. Contêm taurina e cafeína, estimulantes que levam a uma perda maior de água pela transpiração e respiração.

CERVEJA

Mata a sede, mas não está bem colocada no ranking da hidratação, pelo efeito diurético.

O consumo consciente de líquidos: Atenção!

A ingestão recomendada é de 3 litros por dia. Homens precisam de 20% a mais que as mulheres porque sua superfície corporal geralmente é maior. "Assim, perdem mais líquido por meio da transpiração", explica o médico Ricardo Botticini Peresclínico-geral do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Esqueça a cerveja e os energéticos: são opções que acabam roubando líquido do organismo, porque a primeira - como toda bebida alcoólica - é diurética e a segunda contribui para o aumento da transpiração.

Antes do exercício físico você deve:


Treino normal de musculação: só precisa ter o cuidado de estar bem hidratado. Para um treino mais intenso, como uma corrida de longa distância, recomenda-se beber meio litro de água uma hora e meia a duas horas antes.

Durante o exercício

"Ao praticar atividades físicas menos intensas, tome um copo de água a cada 20 minutos", recomenda o médico Antonio Sérgio Tebexreni, chefe do Check-up Fitness do Laboratório Fleury, em São Paulo. "Durante exercícios intensos que durem mais de uma hora, a melhor opção são os isotônicos, que hidratam e ao mesmo tempo mantêm o equilíbrio de sal."

Depois do exercício

Beba até sentir-se saciado. Mas o ideal é se pesar antes e depois da atividade e tomar o líquido correspondente a 150% do peso perdido (se perdeu 300 gramas, beba 450 mililitros).

 

Você é o que você bebe: A importância da água

Sem água, nenhuma reação química acontece dentro do corpo. Além de manter o volume e a pressão do sangue, ela preenche as células, carrega nutrientes, elimina toxinas, regula a temperatura, lubrifica as juntas. Em casos extremos, a desidratação leva à morte.
E beber menos líquido do que o necessário pode trazer uma série de problemas, tais como:
Sua pele resseca - As rugas se acentuam e aparecem cravos e espinhas, já que as toxinas do organismo não são eliminadas adequadamente;
Seu intestino faz greve - As fezes ficam mais secas e endurecidas, dificultando sua eliminação;
Você fica tonto e desmaia - A pressão cai em decorrência da redução do volume de sangue em circulação
Sua boca seca - As mucosas, de modo geral, tornam-se secas e mais frágeis. Ocorrem sangramentos no nariz e os olhos ficam vermelhos. A produção de saliva também diminui;
Pedras se formam nos seus rins - Não se pode afirmar que o surgimento de pedras nos rins ocorra exclusivamente porque se bebe pouco líquido. Deve-se levar em conta a predisposição genética e a alimentação. Mas é fato que, para prevenir crises renais, beber bastante água é fundamental;
Seu corpo todo dói - As vitaminas e os sais minerais se acumulam em algumas partes do corpo e outras ficam deficientes, o que causa cãibras e perda da força muscular.

 

Alimentação saudável, hidratação, exercícios físicos: Adeus celulite!

A celulite é uma doença que provoca acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos. Para o cardiologista e nutrológo do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, Dr. Daniel Magnoni, é fundamental aliar três fatores que ajudam a prevenir a celulite: alimentação saudável; hidratação e exercícios físicos. "A celulite é caracterizada por depressões de inchaços e de gorduras. Por tanto, nada melhor que adotar uma alimentação saudável a base de redução de sal, açúcar e gordura saturada, aumentando também o consumo de frutas e vegetais, o consumo ideal deve ser de cinco porções diárias", salienta Dr. Magnoni.
Além da preocupação com a hidratação do corpo, é importante não esquecer que a prática regular de exercícios é fundamental, pois auxilia no consumo de energia pelo corpo, dificultando a transformação das sobras alimentares em gordura. Vale lembrar que nenhum exercício físico deve ser feito sem acompanhamento médico especializado. Dicas de prevenção:
  • Adotar uma alimentação mais saudável com verduras, legumes e frutas;
  • Evitar o excesso de sal e comidas industrializadas;
  • Beber bastante líquido. Recomendado de dois a três litros por dia;
  • Evitar ficar sentada ou em pé por muito tempo e descansar as pernas sempre que possível;
  • Controlar o estresse.
Adaptado de: Vivendo Leve






Suco para prevenir celulite? Acredite, existe!

      Veja os ingredientes:
350 ml de água-de-coco;
1 fatia de abacaxi, salsa(1 colher sobremesa);
Couve (1 pires);
3 folhas de hortelã;
Suco de meio limão;



Bata tudo no liquidificador e beba!! Ele recupera as células e melhora o aspecto casca de laranja da pele. As verduras desintoxicam, o limão reduz inflamação e a água-de-coco diminui a retenção. É ISSO AÍ!!

















Comer bem para viver melhor

Nos últimos anos, o prazer de comer passou a ser associada à culpa. Não precisa ser assim!
Novos estudos mostram as virtudes de dietas simples e saborosas que fazem bem à saúde e ao planeta. Não é preciso comer demais, mas comer o suficiente para viver bem com o corpo e com a mente.
Com o avanço da tecnologia, o homem entende cada vez melhor que a boa alimentação e exercicios físicos são excelentes métodos de medicina preventiva. A ciência da nutrição tem encontrado substâncias benéficas e maléficas nos alimentos. Assim passamos a entender o que devemos comer para viver mais e melhor.

Suco de alho energético

Ingredientes

  • 1/2 maço de agrião;
  • 1 tomate maduro sem sementes;
  • 1 dente  de alho;
  • 1/4 de cebola;
  • 1 pedaço é pequeno de pimentão verde;
  • Alguns galhos de salsinha;
  • 2 colheres ( sopa) de azeite;
  • O suco de 1/2 limão;
  • 1 pitada de sal;
  • Cubos de gelo.

Modo de preparar

Bata tudo no liquidificador e beba imediatamente.

Um super alimento natural



Embora algumas vezes malvisto, o alho tem sido adotado num amplo conjunto de aplicações nutricionais e medicinais através da história da humanidade e até os dias de hoje  continua melhornado nossa saúde.
As pesquisas modernas confirmam que, além da supertição, nossos ancestrrais acreditavam nos benefícios saudáveis do alho.
O allicin do alho cru é capaz de eliminar 23 tipos de bactérias, incluindo as salmonella e a staphilococcus. Outro composto do alimento, diallyldisulphideoxide, foi provado ser eficaz contra o mal colesterol, previnindo que as artérias venham a se entupir.
As vitaminas encontradas no alho, tais como A, B e C, estimulam o corpo a limpar as toxinas, e até mesmo ajudam a previnir certos tipos de câncer, como o de estômago. Além disso os compostos de sulfa do alho podem regular o metabolismo, estimular as funções do fígado e desintoxicá-lo; também podem estimular a circulação do sangue e o sistema nervoso.

Dieta certa

A dieta certa pra mim é comer com prazer.
Escolher  os alimentos de acordo com as nossas preferências, para que se possa realmente manter a dieta. Eu, por exemplo,  não consigo ficar um longo período comendo só folhas, amo saladas, comida natureba. Gosto de verdade de seguir uma dieta saudável e equilibrada, mas gosto também de comidas mais calóricas, essas delícias que nos deixam de água na boca e nos fazem lutar  todos os dias contra nós mesmas na busca do equilibrio por uma vida mais magra.
Comigo é assim, como tudo o que gosto: massas, doces, pizzas, pães, muitas frutas e saladas, tudo em pequenas quantidades.
Outro dia devorei uma sobremesa de ameixa, de 500g para ser bem específica; escolhi uma que foi  feita sem açúcar, isso deixou minha conciência menos pesada, porém, estou controlando o consumo de doces.  Esta semana tentarei não comer nadinha mais de doces, exagerei, agora me policio.
Nunca fui adepta a regimes, somente agora depois de anos me alimentando de qualquer jeito, sem grandes preocupações; depois de ter enfrentado quase 70 quilos, vi que eu também precisava controlar o ímpeto de devorar uma sobremesa inteira ou comer uma caixa de chocolates assistindo TV. De vez em quando escorrego na maionese, como um pouco mais do que considero saudável para mim e começo tudo de novo, mas controle, caminhada e pensamento positivo cheio de encorajamento.
Me sinto muito bem comigo e com meu corpo, peso 60   quilos, como em pequenas quantidades tudo o que desejo e caminho ao ar livre sempre que posso.
E assim eu me cuido e sou feliz!!

Sucos cheios de saúde

Misturar frutas e ortaliças é uma delícia. Além de ser muito saudável  e nutritivo.
Minha receita é um suco de laranja com couve e abacaxi.

Ingredientes

  • 1 copo de suco de laranja
  • 1 xicara  de chá de couve-manteiga
  • 1 rodela de abacaxi
Bata tudo na liquidificador.
É bom demais.

Comer, viver, exercitar


Comer bem e com qualidade, faz com que você prolongue sua vida, ter hábitos de se exercitar todos os dias mantém seu corpo e mente em equilibrio.