Vai uma tigela de açaí ?


O açaizeiro pode ser utilizado não só na alimentação, mas também na produção de celulose, fabricação de ração animal, medicina caseira e corante natural. No entanto, o fruto e o palmito (substituto do palmiteiro) são o potencial econômico deste vegetal.
Na Amazônia, a forma mais tradicional de consumir o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Um peixe assado ou camarão podem acompanhar. Mas o suco grosso, na forma de creme acompanhado de frutas como a banana, com granola ou até mesmo batido com iogurte natural, são outras maneiras deliciosas de consumir este alimento.
A polpa do açaí é fonte de α-tocoferol (vitamina E), fibras, cálcio, magnésio e potássio. Destaca-se quanto ao teor de lipídios, fornecendo aproximadamente 65% das necessidades de um homem adulto. São ácidos graxos de boa qualidade, 60% monoinsaturados e 13% polinsaturados. Já o fornecimento de proteínas varia entre 25-65%. No entanto, é pobre em açúcares totais.
O açaí é fonte de antocianinas, pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides e responsáveis pela coloração do açaí e por seu poder antioxidante.
A pasteurização (procedimento para esterilização por aquecimento e resfriamento rápido do líquido) da polpa de açaí é imprescindível para a segurança do produto, visto que doenças por protozoários podem ser transmitidas devido à falta deste cuidado. Desta forma, a pasteurização do açaí antes da sua venda é necessária, visto que só o congelamento do produto não mata o protozoário. É preferível, portanto, não comprar a polpa de açaí se não souber se esta sofreu a pasteurização.
O açaí é uma gostosa mania nacional de grande importância na economia de nosso país. É altamente nutritivo, porém é calórico (devido ao alto teor de lipídios), devendo ser consumido em quantidades moderadas.

10 comentários:

Carlos Alberto disse...

Jovens a mais tempo a sua energia esta acabando, não deixe a peteca cair, tome uma tijela de AÇAI e suas energias serão revigoradas.
Carlos Alberto, 63 anos de muita energia...

Anônimo disse...

Nunca tinha provado o açai, mas diz aí q é bom! Gostei muito, , como li aí só não devemos estrapolar...ostei de saber disso ,valeuu!!

Fernando disse...

Gostei muito de experimentar o açai, geladinho é bom demais e dá muita energia!!

Socorro Teixeira disse...

Vai uma receita air barato e otimo para recuperar as forças.


400 gr de açaí
2 unidade(s) de banana
60 gr de granola
5 colher(es) (sopa) de xarope de guaraná




Leve todos os ingredientes ao liqüidificador. Bata até formar um creme homogêneo. Sirva em uma tigela e polvilhe a granola. Dica: a banana pode ser substituída por outras frutas, como por exemplo, mamão papaya e abacate. Além disso, para acompanhar, pode-se optar por aveia ou tapioca; o xarope de guaraná pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

Unknown disse...

Adoraria comer açai todos os dia para ter muito mais energia, mais aqui nos Estado Unidos é muito raro eu encontra, so tem numa cidade chamada Newark que a comunidade brasileira é muito grande, mais fica a 3 horas da minha casa. Pena
Mais faleu a dica ADOREI...

Anônimo disse...

Alexandra, manda pegar no Brasil,vc conhece alguem no Brasil, sou Brasileira, ( Sao Paulo), estou uma temporada no Ceara,que bom vc ter visto essa materia.

Anônimo disse...

Açai de todo jeito é bom.

Anônimo disse...

gente descobrir o iorgute de açai com banana é formidavel, ta no mercado nao vou divulgar amarca nao,coloque com granole,uau, bom demais.

Maria Clara- Fortaleza disse...

Açai,bate com creme de leita dait, coloque por duas horas no freez.

Anônimo disse...

Açai 450mg

R$ 44,00

Benefícios do açaí Açaí é uma fruta brasileira original da região amazônica e é considerada um dos alimentos mais completos e saudáveis. O Açaí é cheio de antioxidantes, aminoácidos, ômegas essênciais, potássio, fibras, cálcio, fósforo e proteínas.

Para maiores informações sobre este produto, acesse:
http://www.anaterrashop.com/fitoterapicos/acai-450mg.html

Postar um comentário